Nunca na história as empresas se defrontaram com desafios tão complexos
Startups inovadoras e altamente capitalizadas, novos comportamentos de consumo, excesso de informação, comunicação instantânea, carros autônomos, drones, inteligência artificial, isso tudo em um ambiente de negócios marcado pela instabilidade politica e econômica em nível global. E no Brasil, para complicar, estamos convivendo com a maior recessão econômica desde 1901.
Diante desse cenário, não importa se você é micro empreendedor, CEO, gerente, advogado, médico, vendedor, professor, bancário ou manicure, absolutamente ninguém está imune as mudanças radicais que estão em curso.
Você já parou pra fazer as seguintes reflexões: estou jogando apenas na defesa ou estou atacando? Estou paralisado diante das mudanças?
Estou me esforçando o suficiente para visualizar oportunidades no caos com senso de urgência? Estou me comprometendo de verdade com a mudança ou finjo que está tudo bem? Estou inovando em algum aspecto ou apenas me dedico a cortar custos?
Estamos em um mundo caótico, volátil e não-linear, onde as estratégias que funcionaram com maestria no passado já não funcionam mais. Esse admirável mundo novo, exige de todos nós um novo jeito de pensar e agir, portanto, para vencer esse jogo, você precisa jogar de uma forma diferente. Sair da defensiva e partir para o ataque!

Se você é um empresário ou executivo, aprenda a olhar para fora do negócio. Ficar atento a indicadores financeiros como receitas, margens de lucro, níveis de estoque é primordial, mas não podemos perder de vista que eles refletem muito a situação atual do negócio.Por essa razão é preciso ir muito além, analisar tendências, sair da cadeira e das salas de reuniões para conversar presencialmente com clientes, fornecedores ou quaisquer pessoas de fora do seu radar de negócios. Isso irá ajudá-lo a desenvolver a capacidade de perceber aquilo que impactará nos negócios. E o mais importante: bem antes dos concorrentes.
No ambiente interno, você terá um desafio ainda maior: descartar convicções, hábitos e processos obsoletos que estão enraizados há muito tempo no seu negócio. Para que isso aconteça, basta abraçar a mudança com entusiasmo. Traga pessoas de fora da sua organização para ajudá-lo a repensar os comportamentos e o jeito da sua empresa fazer negócio. Dê liberdade para as pessoas agirem, demita os puxa-sacos e políticos de plantão, estimule a criatividade e a ousadia em seu ambiente de trabalho. Porque esse é o único jeito da sua empresa transformar retórica em inovação de verdade e, garantir o sucesso e a perpetuidade do seu negócio.