Como uma consultoria de gestão pode ajudar no crescimento do seu negócio?
Perdi a conta de quantas vezes escutei empresários movidos a testosterona, sabichões incorrigíveis, apaixonados e inebriados pelos sucessos do passado fazerem a fatídica pergunta: por que eu deveria contratar alguém de fora da minha empresa para me dizer o que fazer? E o pior: me cobrar uma nota preta em honorários de consultoria.
Mas a grande questão do momento atual é que acabou a era da baixa concorrência, das margens gordas e, consequentemente das decisões baseadas apenas na experiência e na intuição. Portanto, não importa se você é um experiente empresário com um negócio de sucesso ou um jovem aspirante a empreendedor que está dando as primeiras braçadas.
Os desafios atuais são imensos para todo mundo que está inserido no ambiente de negócios. Nesse cenário é vital aprender a formular algumas perguntas essenciais: Como posso criar e sustentar uma vantagem competitiva no longo prazo? Meu modelo de negócios precisa mudar? Como posso promover com agilidade um processo de gestão de mudança? Como reduzir o ciclo dos lançamentos de produtos? Como melhorar a rentabilidade sem perder a qualidade?
Enfim, esses são apenas alguns exemplos de dilemas que assolam diariamente a cabeça de executivos e empresários. Responder essas perguntas e transformá-las em planos de ação, é um fardo pesado para você carregar sozinho. Por isso, gostaria de compartilhar com você algumas reflexões sobre como uma consultoria de gestão poderá ajudar a acelerar o crescimento do seu negócio.
1. Ampliar o pensamento estratégico dos líderes
O excesso de pressão em manter um negócio vivo no dia a dia, literalmente mata a nossa capacidade de pensar estrategicamente, de imaginar estratégias e caminhos que impulsionem o crescimento da empresa a longo prazo. Nesse aspecto, consultores externos não envolvidos nos problemas operacionais do dia a dia podem ajudá-lo a sair da zona de conforto, a quebrar paradigmas, a visualizar novas perspectivas, novas hipóteses de trabalho. Isso pode gerar insights valiosos que podem ser convertidos em estratégias de negócio.
2. Expertise e metodologias
Por atuar com projetos nos mais variados setores e portes de empresas, uma consultoria de gestão desenvolve uma curva de aprendizado singular, que é transferida para seus clientes em forma de metodologias avançadas que podem melhorar as práticas de gestão da sua empresa e ajudar a aperfeiçoar as habilidades da sua equipe. Você pode se beneficiar desse know-how para elevar a qualidade de suas estratégias e processos e, também a implementar ferramentas tecnológicas de ponta que possam turbinar a sua capacidade de resposta diante das crescentes pressões dos consumidores.
3. Acelerar a implementação de estratégias
Implementar planos de ação com rapidez é essencial para o sucesso, mas na maioria das vezes, tudo cai por terra pelos mais variados motivos: falta de clareza na comunicação dos líderes, divergências de opiniões, falta de qualificação das equipes, ferramentas tecnológicas obsoletas e, por aí vai.
Consultores podem acelerar processos de implementação, por meio da identificação dos gaps e ajudando a desenvolver mecanismos que possam promover maior engajamento das equipes em torno dos objetivos definidos.
4. Gestão de conflitos
É normal em qualquer empresa as divergências de opinião entre as pessoas. Mas isso é fatal quando não se chega a um consenso sobre os caminhos a seguir. Isso mina a capacidade de definir estratégias claras e o mais importante, a desenvolver a coesão de todos em torno dos mesmos objetivos.
Utilizar consultores que possam estruturar e mediar ThinkTanks que estimulem o compartilhamento de ideias de uma forma inteligente e produtiva, promove um grande empurrão nesse processo exaustivo que é a discussão de caminhos estratégicos. E detalhe: isso é válido tanto para pequenas empresas quanto para grandes organizações.
5. Nem todo projeto de consultoria custa uma fortuna
A imagem que muita gente tem na cabeça é que contratar uma empresa de consultoria custa muito caro. É verdade que dependendo da complexidade do projeto e do perfil da firma de consultoria as cifras podem ficar bem altas. Mas, você também pode buscar empresas de consultoria de menor porte com honorários mais acessíveis, contratar módulos de serviços específicos mais orientados a um determinado propósito. Enfim, em maior ou menor grau, um projeto de consultoria conduzido por consultores experientes sempre se reflete em ganhos substanciais para o negócio. Mas não seja ingênuo, seja criterioso na escolha.
Sócio-fundador e consultor de estratégia na Signatis, empresa de consultoria estratégica e inovação que nasceu em 2016 com o propósito de ajudar as empresas a navegar num ambiente altamente competitivo. Empreendedor de sucesso na área de marketing, Jemon também é Head de estratégia há 17 anos na Manalais Comunicação.