Você realmente acredita que os seus colaboradores estão engajados em torno da Visão, Missão e Valores?
Vou contar uma coisa pra você: é bem provável que nem você mesmo acredite nas tradicionais declarações de visão da sua empresa. Então, porque seus colaboradores deveriam acreditar e praticar isso no dia a dia? A explicação para isso é bastante simples, normalmente as declarações de Visão são medíocres e insossas, porque em muitos casos são feitas sem uma reflexão mais profunda, ou melhor não passam de fragmentos de textos redigidos na velocidade da luz. Depois disso, são desenvolvidas placas bonitas para adornar as recepções e websites corporativos, na ilusão de que a empresa possui uma visão de futuro para o negócio. Para romper esse vício corporativo que não leva a nada, os líderes precisam se questionar mais e parar de respirar o ar viciado da ortodoxia.
E a questão central, definitivamente não é chegar em boas declarações, mas sim encontrar um propósito maior, uma causa que inspire as pessoas a trabalhar com entusiasmo para alcançar esse ideal. Mais do que nunca, chegou a hora de sepultar as declarações de visão e missão.
Sem dúvida nenhuma, para ter sucesso você precisa se esforçar para definir uma visão de futuro para o seu negócio. Aqui vale a velha máxima: quem não sabe a onde quer chegar não chega em lugar algum, entretanto, as pessoas que trabalham para você não são motivadas por declarações de visão e missão e, sim por algum tipo de propósito maior que as faça sentir orgulho não apenas de trabalhar em sua empresa, mas principalmente orgulho de estar contribuindo para criar um impacto positivo na vida de outras pessoas, um senso de pertencimento que gera felicidade, produtividade e comprometimento real.

Recente pesquisa com trabalhadores nos Estados Unidos constatou que 80% das pessoas estão insatisfeitas com o seu trabalho atual. E por que isso acontece? Falta orgulho, uma motivação maior para levantar da cama. Isso é a prova de que a maioria das empresas está falhando em inspirar seus colaboradores.Vou dar um exemplo fresquinho, que atende pelo nome de Donald Trump. Por que ele derrotou Hillary Clinton? A resposta é que Trump despertou os sentimentos mais profundos de milhões de americanos, se propondo a abraçar uma causa maior. O slogan Make America Great Again não foi uma declaração vazia, porque difundiu uma mensagem poderosa: resgatar a grandeza dos Estados Unidos, o sonho americano, o sentimento de que todos merecem uma vida mais próspera. Por outro lado, a Hillary não é uma pessoa transparente, não transmite veracidade em suas opiniões e demonstrou pouca empatia com as pessoas, até mesmo seu slogan, foi uma declaração vazia, superficial. Como líder ela falhou em gerar o entusiasmo pelas suas ideias e crenças.
Portanto, se você deseja instigar as pessoas de verdade, jogue no lixo suas declarações de Visão e Missão. Inicie do zero uma reflexão sobre o propósito, a razão de existir do seu negócio, o que define a sua empresa e como você atingirá o objetivo maior que você busca para o negócio. Seja um ativista! Dê asas a sua imaginação e escreva um Manifesto sedutor que explique a causa a ser abraçada e os prováveis caminhos de ação, porque não basta ter uma ideologia é preciso acima de tudo contagiar as pessoas com a sua ideia.
Quer saber mais sobre esse assunto e como podemos ajudá-lo a descobrir o propósito do seu negócio, preencha o formulário.