Data Driven: Transformando dados em ativos estratégicos
Não é exagero afirmar que dados são o novo petróleo. Bem-vindo a era do Data Driven! Eles são superabundantes e estão disponíveis para empresas de todos os setores e portes. Mas não custa lembrar que dados por si só não vão ajudá-lo a construir uma estratégia superior à de seus concorrentes. Na realidade, o divisor de águas está na capacidade em coletar, tratar, detectar insights e, em última análise construir estratégias inteligentes baseadas em uma profunda compreensão das oportunidades identificadas nesses dados. Ou seja, uma estratégia totalmente orientada por dados é o que chamamos de Data Driven Marketing. Esse é o Santo Graal corporativo: transformar dados em ativos estratégicos que impulsionem o crescimento do seu negócio.
Grandes corporações já investem em marketing orientado por dados, entretanto, existe um universo gigantesco de empresas de pequeno e médio porte que ainda estão engatinhando nesse processo. Por isso, é preciso ter em mente que esse tipo de estratégia precisa ser implementada de forma gradual. Digo isso, porque nunca se falou tanto em Big Data (a palavra tá na moda).
Ao mesmo tempo, vejo inúmeras empresas com faturamento acima de R$ 100 milhões, por exemplo, que sequer implementaram uma estratégia de Small Data, como iniciar uma base piloto de dados transacionais em uma plataforma de CRM para apoiar as áreas de vendas e marketing.
Se a sua empresa não possui uma plataforma de CRM é fundamental que você pense seriamente em implementar. Coletar e registrar dados de vendas, marketing e suporte ao cliente no CRM irá ajudá-lo a criar uma base sólida de informações e, o mais importante: a identificar oportunidades de negócio muitas vezes escondidas. Contar com sistemas de ERP e CRM bem estruturados irá preparar as bases para a sua empresa voar mais alto e começar a investir em estratégias de Big Data.

Para ilustrar como a coisa funciona, imagine uma empresa varejista com 50 mil itens em estoque, nesse caso, a utilização de Big Data na análise das transações de compra pode identificar excelentes oportunidades de otimização de preços e de margem.
Ou seja, você precisa analisar um volume gigantesco de dados de forma granular para identificar oportunidades de melhoria. Em outro espectro, se a sua empresa é uma empresa business to business de serviços que trabalha com uma base de clientes pequena, o uso inteligente de small data, como dados de CRM e ERP, já ajuda significativamente na melhoria das estratégias comerciais e de marketing.
Os benefícios da criação de estratégias baseadas em dados são indiscutíveis e, impactam diretamente nas principais métricas de negócio como receita, margens de lucro, EBITDA. Por isso, que tal obter as respostas certas para questões estratégicas como: Quem são os clientes com maior potencial de lucratividade? Quais produtos ou soluções oferecem oportunidades de otimização de preços? Qual a melhor estratégia de posicionamento? Como posso melhorar a taxa de retenção de clientes?
Se você se convenceu com os meus argumentos, deixe de lado seus julgamentos baseados apenas na intuição e na experiência. Abrace com convicção o Data Driven Marketing.