Como tirar as ideias do papel e transformá-las num sucesso comercial

Criatividade e Inovação nas empresas

Sonhar, criar, explorar, inventar, desbravar: será que essas palavras descrevem hoje o seu trabalho? Se a resposta é não, provavelmente você esta no caminho de se tornar irrelevante no seu trabalho, ou mesmo, sua empresa está em vias de se tornar irrelevante. Segundo um estudo realizado pela EY, espera-se que, até 2025, um em cada três postos de trabalho possa ser substituído ou profundamente afetado por tecnologias inteligentes.

É hora de se reinventar! Bem-vindo a revolução do lado direito do cérebro. As aptidões e faculdades do lado esquerdo do cérebro, que serviram de base para a Era da Informação, hoje já não são suficientes. E as faculdades, antes alvo de desprezo – as qualidades do lado direito do cérebro, como a inventividade, a empatia, a alegria e o sentido da vida – irão cada vez mais determinar o sucesso profissional.

Nesse sentido, cada vez mais empresas no Brasil e no mundo estão aumentando seu potencial criativo, valorizando as ideias e as iniciativas de seus colaboradores. Mais do que nunca a palavra de ordem tem sido incentivar o empreendedorismo de cada colaborador.

Num mundo caótico, com sobrecarga de informação e em constante mutação, você é capaz de pensar além de novos produtos e serviços, e raciocinar em termos de novos conceitos de negócio, de inovações capazes de atender as necessidades dos clientes de maneira não-convencional? Você é capaz de pensar de forma não-linear?

Inspirado pela cultura da inovação contínua das empresas do Vale do Silício este workshop foi especialmente desenhado para que os profissionais consigam pensar criativamente em questões envolvendo o desenvolvimento de novos produtos, serviços e relações interpessoais. A ideia de desmistificar a criatividade mostrando que ela não é um dom de poucos, mas uma característica humana, que todas as pessoas podem desenvolver e aproveitar. Apresentaremos os caminhos e as ferramentas necessárias para que os profissionais desenvolvam todo seu potencial criativo e compartilhem esse espírito junto as suas equipes, fazendo com que o desejo de inovar se transforme em inovação na prática.

Objetivos

Qualificar profissionais de direção e gerências em áreas de vendas, marketing, gestão de produtos, jurídico, finanças, recursos humanos a ampliarem seu potencial criativo, e atuarem como ativistas da criatividade e inovação, estabelecendo as bases para criação de uma cultura inovadora dentro das empresas.

Programa

Conceitos de criatividade e inovação

• Por que não me sinto uma pessoa realmente criativa?
• Mitos da criatividade
• Inovação não é trabalho de poucos; ela é trabalho de muitos.

Dimensões da inovação (produtos, serviços, modelos de negócio)

• Porque eu tenho a impressão de que não existe nada mais a ser inventado?
• Inovação muito além dos laboratórios: a inovação pode envolver uma nova abordagem de marketing, um modelo diferente de preços, um novo modo de organizar uma equipe ou mesmo uma nova forma de gerenciar uma reunião semanal.

Desenvolvendo a personalidade criativa

• Até que ponto o medo de fracasso me impede assumir riscos que poderiam levar a um estrodoso sucesso?
• Como construir uma mentalidade aberta ao novo (características favorecedoras, comportamentos pré-criativos)
• Como transformar radicalmente o mindset e eliminar hábitos mentais da era industrial
• 12 dicas para conduzir um brainstorming matador (para introvertidos e extrovertidos)
• Criatividade e inovação na simplicidade; mudanças práticas na rotina (design thinking/ ferramentas visuais)
• Exercícios de criatividade

Incorporando a criatividade e a inovação ao modelo de negócios

• Tenho muitas boas ideias, mas como transformá-las em realidade?
• Como desenvolver uma agenda para a inovação (cultura, tecnologia, processos)
• Como construir e gerenciar um time criativo (motivação pelo dinheiro, incentivos e recompensas).
• Gerenciando a criatividade e inovação: entendendo o processo criativo e dando autonomia para as pessoas exercerem a criatividade.
• Como alocar os recursos para as melhores ideias.
• Estudando as lições de criatividade nas empresas.

Sessão de Estudos de Caso

A QUEM SE DESTINA

Este programa destina-se a turmas fechadas que reúnem profissionais de uma única empresa interessados em compreender a demanda atual das organizações por criatividade como recurso para a inovação, e desenvolvimento de diferencial competitivo.

Metodologia

O workshop conta com 8 horas, distribuídas em módulos especialmente desenvolvidos por instrutores com experiência comprovada no mercado.

Teoria: aulas expositivas com introdução de conceitos e apresentação de estudos de caso.
Prática em sala: introdução e aplicação de exercícios em sala e instrução para realização de dinâmicas fora da sala de aula.
Mídias Digitais: utilização de ferramentas web para extensão do workshop, com blog para referências, vídeos, textos e links para ampliar os conhecimentos sobre os assuntos debatidos.

Instrutores

  • Fernando Botto
    Fernando Botto
  • Jemon Brustolin
    Jemon Brustolin
  • Jackson Brustolin
    Jackson Brustolin

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Fernando Botto

Psicólogo, advogado, mestre e doutorando em educação. Fernando é especialista em saúde mental, psicopatologia e psicanálise e em direito e negócios internacionais. Escritor, docente, conferencista internacional e consultor organizacional. Atuou seis anos no exterior como executivo e consultor de empresas públicas e privadas com equipes multiculturais. É co-idealizador do Método de Mapeamento Icônico e coautor dos livros Mapeamento Psicológico com ícones e RH em Gestão de Projetos, dentre outros. Atua como consultor de desenvolvimento humano e organizacional.

Jemon Brustolin
Jackson Brustolin