Soluções para superar os mais
desafiadores problemas de negócio

Shopper insights

A Signatis utiliza as mais variadas metodologias de pesquisa junto aos consumidores da marca de forma a identificar a verdadeira voz do cliente. O desafio é desenvolver uma compreensão mais profunda das necessidades das pessoas e não simplesmente perguntar o que elas querem.

O resultado se traduz em insights poderosos que poderão  nortear a elaboração de estratégias mais eficazes, que fortaleçam a qualidade de produtos e serviços, e principalmente, os níveis de fidelidade.

  • Pesquisas de Observação

  • Pesquisas quanti e quali com consumidores

  • Mistery Shopper (lojas físicas, e-commerce e redes sociais)

  • Pesquisas de satisfação

BRANDING

Não importa a situação, reposicionamento de marca ou startup, a Signatis utiliza estratégias de branding para criar percepções consistentes e diferenciadoras para que a sua marca não seja um picolé de chuchu.

Nossa equipe de projetos combina consultores de estratégia e designers que trabalham em conjunto no entendimento dos problemas de negócios e na geração de expressões verbais e visuais que proporcionem experiências de marca memoráveis.

  • Análise da estratégia de negócios

  • Desenho de arquitetura de marcas

  • Estudo de posicionamento das marcas concorrentes

  • Promessa e posicionamento de marca

  • Aculturamento de marca

  • Alinhamento estratégia de negócios com a estratégia de marca

  • Expressão verbal e visual

  • Pilares de marca

Transformação organizacional

Nenhuma empresa atingiu uma posição de sucesso focando apenas em redução de custos ou em mudanças incrementais em produtos. É preciso, acima de tudo, ter a coragem para tomar decisões difíceis que impulsionem o seu negócio em direção a novos patamares de crescimento.

E a melhor forma da sua empresa quebrar paradigmas e aprender a pensar fora da caixa é contar com o apoio de uma equipe que adora desafios e que tem capacidade de sobra para gerenciar projetos complexos de transformação organizacional.

Utilizamos técnicas de planejamento estratégico dinâmico que integram a formulação de estratégias, a adoção de novos processos e tecnologias, bem como o desenvolvimento de habilidades que transformam a forma das pessoas pensarem e agirem.

 

Nossa metodologia de governança, é baseada em uma plataforma tecnológica real time que interliga estratégias, táticas e planos operacionais, alinhando os colaboradores em torno da estratégia e garantindo uma visão holística evolutiva das ações e da performance das equipes.

  • Diagnóstico

    - Modelo de negócios.
    - Objetivos estratégicos.
    - Processos (comercial, marketing, rh e financeiro).
    - Custos operacionais.
    - Estratégia de produtos. - Estratégia comercial.
    - Estratégia de comunicação.
    - Infraestrutura tecnológica.
    - Concorrência.
    - Cenários e tendências
    - Capacidades de liderança.
    - Engajamento das equipes.

  • Desenho e implementação da estratégia

    - Objetivos estratégicos de curto e longo prazo.
    - Fatores chaves de sucesso para o negócio.
    - Visão, Missão e Valores.
    - Estratégias mercadológicas.
    - Posicionamento de marca.
    - Planos táticos e operacionais.
    - Budget
    - Formação de comitê estratégico (Governança do plano).
    - Suporte em TI (implantação de plataformas tecnológicas para vendas e comunicação interna).
    - Acompanhamento dos planos táticos e operacionais.
    - Implementação de ações corretivas.

COMBUSTION – PERFORMANCE DE VENDAS

Para elevar radicalmente a performance das vendas, a Signatis disponibiliza um mix de soluções que podem ser contratadas de forma integrada ou modularmente de acordo com as necessidades da sua empresa.

Oferecemos suporte para que diretores e gerentes comerciais possam implementar estratégias de vendas de alta efetividade. Para isso, a Signatis traz expertise e ferramentas tecnológicas de ponta voltadas para a otimização de cada estágio do ciclo de vendas. Somos especializados na implantação de sistema Zoho CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente.

A nossa metodologia consiste na integração inteligente de processos, pessoas e tecnologias, e também, em visualizar o ciclo de vendas de forma holística. Essa visão do todo permite identificar gargalos e a construir uma estratégia de vendas de ponta a ponta, ou seja, desde a macroestratégia até as rotinas diárias. O objetivo é atingir o estado da arte na gestão estratégica das vendas.

  • Diagnóstico dos processos de venda

  • implantação de Sistema de CRM

  • Programas de incentivo e premiação

  • Programas de treinamento (coaching e cursos)

Viabilidade para novos negócios

Acreditamos que mais importante do que desenvolver planos de negócios é entender as oportunidades e desafios a serem enfrentados na implantação de um novo negócio, de forma que os empreendedores desenvolvam um cenário absolutamente realista.

Nossa consultoria consiste em uma análise refinada do negócio em potencial baseada no perfeito entendimento das forças do mercado e na identificação dos fatores chave de sucesso necessários a consolidação do negócio. De forma prática, queremos prepará-lo não apenas para jogar, mas para ganhar o jogo.

  • Perfil do sócios

  • Hipóteses para modelos de negócio

  • Tendências e cenários para o segmento

  • Análise dos Concorrentes diretos e indiretos

  • Geração de relatório de recomendações

  • VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA

ACONSELHAMENTO ESTRATÉGICO

Nossso modelo de aconselhamento em problemas de negócio é baseado em um bate papo informal que permite a geração de insights relevantes que auxiliam os empreendedores na elaboração de planos de negócio e na reformulação de estratégias vigentes.

O objetivo dessa interação não é o desenvolvimento de planos de negócio ou relatórios de recomendação e sim, aprofundar o entendimento sobre as possíveis oportunidades e desafios, fazendo com que os empreendedores ampliem a sua visão sobre o negócio e terminem o encontro com uma clara percepção sobre possíveis caminhos estratégicos.

  • Conversas in company com diretores e gerentes

  • Discussão sobre objetivos e estratégias

  • Entendimento sobre os gaps do negócio

  • Sugestões de possíveis caminhos estratégicos

Discovery – Em busca de um propósito

Atuamos como agentes inspiradores que orientam os times gerenciais a trabalharem de forma colaborativa na construção do futuro do negócio. A Signatis aplica a metodologia Discovery baseada em sessões de brainstorming com diretores e gerentes para estimular a descoberta do propósito que impulsionará a empresa em direção ao crescimento lucrativo. Fazer as pessoas refletirem sobre o propósito do negócio abre novos horizontes para o futuro e, mais do que isso, fornece o gatilho necessário para a inovação.

Os conceitos ortodoxos de Visão, Missão e Valores como belas declarações emoldurando paredes corporativas está morto e sepultado. Acreditamos que quando as pessoas se identificam emocionalmente com um propósito, elas abraçam com paixão essa causa e, os resultados financeiros acontecem como uma consequência natural desse novo jeito de pensar e agir.

  • Brainstorming para estimular a descoberta

  • Workshop discussão e Validação de hipóteses

  • Workshop para validação de um propósito

Innovation Lab

Para ajudá-lo a enfrentar a velocidade das mudanças e a detectar oportunidades  de  negócios  em um cenário altamente volátil, a Signatis traz as melhores práticas mundiais em inovação para fazer o seu negócio atingir novos patamares de crescimento. Afinal, somos verdadeiros entusiastas em buscar o novo ou recriar o já existente.

Nossa expertise ajudará os times gerenciais da sua empresa a pensar criativamente e a visualizar com clareza novas hipóteses para o lançamento de produtos, serviços, processos e até mesmo modelos de negócio.

A metodologia utilizada pela Signatis consiste na criação de um road map, onde serão estabelecidos objetivos, processos, habilidades e as tecnologias  necessárias para a construção de uma cultura corporativa voltada a inovação

  • Workshops de criatividade e inovação

  • Estruturação de Comitê de inovação

  • Definição de objetivos estratégicos

  • Estruturação de plataforma de social innovation

THINK TANK – PENSANDO ESTRATEGICAMENTE

Como preparar os CEOS e seus times executivos para discussões mais produtivas durante o processo de planejamento estratégico?

Utilizamos a consagrada análise SWOT aliada a um workshop de estímulo ao pensamento estratégico. O propósito desse Think Tank, é ajudar os gestores a responder questões estratégicas: Como iremos competir? Quais capacidades precisamos desenvolver para vencer? O que torna nossa estratégia superior? O que faremos e o que não faremos?

Nossa metodologia consiste em entrevistas pessoais em profundidade com colaboradores, parceiros e clientes para o levantamento de percepções juntamente com uma análise de mercado para identificar as possíveis tendências que irão impactar no seu negócio.

Numa segunda fase, nossos consultores atuam num workshop como mediadores conduzindo as discussões de uma forma produtiva com o objetivo de levar os participantes a descobrir insights poderosos, pavimentando o caminho para a geração de um processo de planejamento estratégico dinâmico e inteligente. Para a Signatis, o pensamento estratégico certo precede a discussão de metas, estratégias e planos de ação.

  • Diagnóstico (ambiente interno)

    - Modelo de negócio
    - Governança corporativa
    - Estratégias de marketing
    - Estratégia comercial
    - Infraestrutura de TI
    - Processos de RH
    - Indicadores financeiros
    - Produção e Logística

  • Diagnóstico (ambiente externo)

    - Tendências de mercado
    - Novos produtos e tecnologias
    - Concorrência
    - Mudanças na política econômica

Engajamento dos times - rede social corporativa

A Signatis detém a expertise necessária para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia bem sucedida de engajamento das equipes, alinhando com precisão a comunicação interna com a cultura da empresa.

Nossa metodologia é baseada na utilização de plataformas digitais colaborativas que permitem quebrar os silos de informação entre as diferentes áreas, disseminar valores corporativos e favorecer o compartilhamento de conhecimentos e insights oriundos de consumidores, parceiros e colaboradores dos mais variados níveis hierárquicos.

O resultado se traduz em equipes mais integradas e alinhadas com os objetivos estratégicos, tornando a empresa mais veloz no atendimento das necessidades dos clientes.

  • Definição de estratégia editorial

  • Seleção de plataforma tecnológica

  • Treinamento de lideranças