Transformação Organizacional

Paraná Equipamentos – PESA

Briefing

Como enfrentar a concorrência voraz dos novos players que aterrizaram no Brasil? Esse foi o nosso desafio, quando em 2011, iniciamos um arrojado plano de transformação organizacional para a Paraná Equipamentos. Batizado de PESA 2016, o trabalho tinha como objetivo criar as bases para o crescimento sustentável da empresa.

 

Solução

 Nossa equipe de consultores em estratégia realizou um raio X da empresa como nunca havia sido feito. Implementamos um diagnóstico estratégico que permitiu um profundo entendimento dos problemas da empresa. O estudo detectou insights relevantes que foram utilizados para a definição dos fatores chaves de sucesso e também dos objetivos e metas estratégicas necessárias para o fortalecimento competitivo da empresa.

A estratégia desenvolvida pela Signatis comtemplou uma reestruturação completa dos processos de marketing com o objetivo de potencializar os investimentos e reduzir desperdícios nas diferentes unidades de negócio da empresa (Rental, Máquinas florestais, Construção, Geradores, Motores Marítimos). Além disso, foi criada uma estratégia audaciosa de marketing multicanal com o objetivo de fortalecer a marca e fomentar o crescimento sustentável da empresa.

Para disseminar o plano junto a todos os colaboradores da PESA, criamos uma grande campanha de endomarketing instigando as pessoas a assumir o desafio de alcançar as metas propostas. Nesse aspecto foram implementadas importantes ferramentas de comunicação interna para gerar a aderência das pessoas em torno dos objetivos definidos no plano.

  

Resultados

 O Plano permitiu uma verdadeira reinvenção da marca que passou a se relacionar de uma forma muito mais intensa com seus clientes.

A marca incrementou em mais de 50% a sua base de clientes de pequeno porte, além de incrementar o volume de negócios em 75% junto ao segmento de grandes clientes. O nível de fidelização melhorou, uma vez que a marca se tornou mais próxima dos clientes.

O resultado se traduziu numa melhoria substancial no ROI (retorno sobre os investimentos de marketing) e, trouxe principalmente uma transformação no próprio modelo de negócios, uma vez de desde o início do processo em 2011, a PESA tem investido numa estrutura de trabalho mais enxuta e flexível, de forma a tornar a empresa muito mais competitiva, em um setor que sofreu nos últimos anos com quedas significativas na demanda ao mesmo tempo em que houve o ingresso de diversos novos entrantes com grande capacidade financeira.

Comentários

  • CLIENTE

    PESA
  • MERCADO

    Região sul
  • SERVIÇOS

    Transformação organizacional
  • SEGMENTO

    Equipamentos pesados